Abdominoplastia
O objetivo da cirurgia plástica de abdome é retirar o excesso de pele, podendo também remover a gordura localizada e tratar a flacidez muscular. A obesidade, a gravidez e a diastase do músculo reto-abdominal são os principais fatores das alterações da parede abdominal, levando à flacidez da pele e músculos e ao excesso de gordura.
Estas alterações são normalmente tratadas com a plástica de abdômen, que pode ou não ser associada à lipoaspiração, bem como o tratamento da diastase do músculo reto-abdominal. Além de melhorar a flacidez da pele, reforça os músculos da região, melhorando a cintura e promovendo um achatamento do abdômen.
Três tipos de cirurgias serão indicadas, de acordo com o gráu de alterações:
- Lipoaspiração: quando existe apenas excesso de gordura localizada;
- Mini-abome: quando além do excesso de gordura, existe também uma flacidez pequena de pele, abaixo do umbigo;
- Abdominoplastia: quando existe excesso de pele, gordura e flacidez muscular.
A anestesia geralmente utilizada é a peridural (a cirurgia está contra-indicada para as pessoas que estão acima do peso e que pretendem ter filhos). No pós-operatório é preciso repouso e andar levemente curvada.
Pode voltar às atividades, de modo moderado, após duas semanas, não realizando exercícios que exijam esforço na região abdominal
Dr. Ricardo Andrade
Cirurgia plástica em
Campinas-SP e Região
- Formado em Medicina pela Unicamp – Universidade de Campinas/SP em 1989.
- Residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Hospital de Clínicas da Unicamp – Universidade de Campinas/SP de 1990/1995.
Áreas de Atuação
Ampla experiência e atenção aos mínimos detalhes