Rinoplastia
O objetivo da Rinoplastia, ou cirurgia de nariz, é harmonizar o conjunto facial, através da redução, aumento ou modelagem da forma, volume e ângulos do nariz, deixando-o com um aspecto natural e em equilíbrio com os outros elementos do rosto. Também conhecida como Plástica do Nariz, é uma das cirurgias mais solicitadas. Desde que se tenha boa saúde, não há limite de idade para remodelar o nariz. Em alguns casos, problemas de respiração – relacionados à estrutura nasal interna – podem ser corrigidos na mesma cirurgia, com auxílio de otorrinolaringologista. Indicadores de que você deve pensar em uma rinoplastia são:
- Nariz que aparece muito grande para o rosto; em forma de batata ou muito largo quando visto de frente;
- Ponta do nariz caída;
- Narinas excessivamente abertas;
- Nariz torto ou descentralizado por desvio de septo;
- Trauma que tornou o nariz assimétrico.
Você deve vir para a consulta preparado (a) para discutir seu histórico de saúde. Isso inclui informações sobre suas condições físicas, tratamentos médicos e cirurgias anteriores, ferimentos no nariz e remédios que toma atualmente, dificuldade de respirar, como também presença de alergias e o uso de algum descongestionante nasal.
O procedimento cirúrgico é feito internamente, com as incisões sendo feitas na parte interna do nariz, onde serão pouco visíveis. O trabalho é feito na cartilagem e osso que formam a estrutura do nariz. Outra abordagem é a exorinoplastia que é feita por via externa com incisão na columela – indicada em casos seletivos.
É comum a formação de edema (inchaço) e equimoses na região do nariz, que duram alguns dias.
No primeiro dia pós-cirúrgico, o paciente deverá permanecer em repouso. É possível retomar a maioria das atividades entre sete à dez dias, exceto exercícios físicos que são recomendados após algumas semanas. O uso do protetor solar é obrigatório, assim como o cuidado em não tomar sol, usar óculos, escuros, entre outros.
Dr. Ricardo Andrade
Cirurgia plástica em
Campinas-SP e Região
- Formado em Medicina pela Unicamp – Universidade de Campinas/SP em 1989.
- Residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Hospital de Clínicas da Unicamp – Universidade de Campinas/SP de 1990/1995.
Áreas de Atuação
Ampla experiência e atenção aos mínimos detalhes